Há duas maneiras de explicar o mecanismo de acção da acunpuntura, que consiste na interção de agulhas em determinados locais (pontos de acunpuntura), levando-se em conta a visão "Oriental" e "Ocidental".
Pesquisas recentes visam a entender o mecanismo de acção da acunpuntura:
- A acunpuntura altera a circulação sanguinea. A partir da estimulação de certos pontos, pode-se alterar a dinâmica da circulação regional proveniente da micro-dilatação. Outros pontos promovem o relaxamento muscular, diminuindo a inflamação e a dor.
- O estimulo de certos pontos promove a libertação de Hormonas, como o cortisol e a endorfina, promovendo a analgesia.
- A acunpuntura ajuda a aumenentar a resistencia do hospedeiro. Quando há uma agressão externa, alguns sistemas orgânicos são prejudicados. Há uma regulação interna para oferecer a resistêmcia á doença. A acunpuntura axacerba estes macanismos para que em menos tempo o equilibrio e a saude sejam restabelecidos.
- A acunpuntura regula e normaliza as funções orgânicas. As diversas funções no Homem são inter-relacionadas. Se há algum disturbio alterando esse inter-relacionamento, ocorre a manifestação de sintomas e a doença se estabelece. O estimulo pela Acunpuntura pode dinamizar e restabelecer os relacionamentos anteriores e apressar a recuperação.
- A acunpuntura promove o metabolismo. O metabolismo é fundamental na manutenção da vida. Em certas condições de doença há alteração do metabolismo dos diversos orgãos, com consequencia prostação e deficiencia do organismo. A acunpuntura permite a recuperação desse metabolismo, importante no processo de cura.
Sem comentários:
Enviar um comentário
As Doutoras sem Bata agradecem a tua visita :)