quarta-feira, 17 de março de 2010

Formas de Aplicação

Há diversas formas de aplicar a fitoterapia no nosso dia-a-dia.
Deixamos aqui algumas das maneiras. Espero que gostem :)

Banho
As ervas podem ser adicionadas ao banho, tratando o corpo como um todo ou, apenas, os pés e o rosto. Se utilzarmos ervas frescas, devemos fazer uma pequena bolsa com gaze ou tecido parecido, que permita que a essência da erva se dilua na água. Para um banho de banheira, use aproximadamente 20gramas da erva. Durante o banho, aperte a bolsa suavemente e deixe o liquido escorrer directamente sobre a área a ser tratada.
Compressa
A compressa é indicada no caso de feridas e contusões, tem um efeito mais brando que as cataplasmas e podem ser apliacadas sobre a pele. Humedeça um pano ( algodão, linho, gaze ) bem macio, com a infusão da erva adequada. O pano deve ser colocado, sobre a região afectada pelo menos durante 20minutos. As compressas podem ser quentes ou frias.
Cataplasma
A cataplasma é aplicada directamente sobre a pele na região afectada. É aconselhado o uso de ervas frescas, mas também pode ser feita através de uma mistura de ervas em pó com água fervente. As cataplasmas são indicadas para tratar hematomas, abcessos e ferimentos, drenando impurezas e aliviando a dor.
Infusão ( Chá )
São feitos de ervas, principalmente folhas e flores, secas ou frescas. Para preparar recomenda-se água filtrada numa panela de esmalte ou louça ja que as panelas de aluminio e estanho libertam substancias que alteram o principio activo da erva. Em primeiro devemos colocar a erva na xicara ou bule e depois verter água quente. Da forma contraria perde-se o impacto do liquido sobre a erva, diminuindo o aroma e sabor.
Numa proxima publicação iremos dizer mais algumas formas de aplicação :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Doutoras sem Bata agradecem a tua visita :)