sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

História da Cromoterapia


Cromoterapia nasceu no antigo Egipto onde era usada com o tratamento médico. Os sacerdotes tratavam os doentes com as cores das flores e pedras preciosas, contudo esta técnica ficou adormecida; e só posteriormente surgiu como uma Medicina-energética na Grécia.

Embora se atribua ao antigo Egipto a descoberta da terapia cromo-espectral, foi na Grécia que esta ciência mais se desenvolveu, devido aos filósofos-médicos terem absorvido o conhecimento desta ciência médica herdada dos sacerdotes do antigo Egipto.



Foi através da helioterapia, que se deu início às práticas da actualmente conhecida cromoterapia, devido ao uso das radiações solares e dos seus componentes espectrais.
Pitágoras, que viveu na Grécia 500 anos antes de Cristo, já praticava este tipo de terapia. Hipócrates e Galeno, médicos gregos do início da nossa era, também conheciam as qualidades terapêuticas da luz, embora de maneira intuitiva.


Só mais tarde é que Aristóteles, afirmou que a luz se propagava em forma de ondas, sendo Ptolomeu quem descobriu o fenómeno da refracção, uma vez que a luz atravessa dois meios de natureza diferente, estes conhecimentos era desconhecidos às civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a indiana, a chinesa e outras que fizeram uso de cores para tratamento de saúde.

No inicio do séc. XIX, com o grande salto de medicina convencional, a cromoterapia, bem como as outras terapias naturais foram esquecidas. No entanto, no final do mesmo século, Pancoast, no seu livro "A Luz Azul e Vermelha", ressuscitou essa técnica utilizando panos e pequenos pedaços de vidro azul e vermelho por onde passavam as luzes.

Actualmente a Cromoterapia é utilizada com óptimos resultados como auxiliar nos tratamentos de doenças físicas, emocionais e espirituais. Podemos ver na prática diária, por exemplo, a acção da cor como calmante, ajudando pessoas com insónias a dormir melhor. No campo físico, temos têm havido resultados excelentes no auxílio ao tratamento de tendinites, fracturas e todo o tipo de problemas ósseos.
Fontes:
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=02606
http://www.espacomenteativa.org/Cromoterapia.php

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Doutoras sem Bata agradecem a tua visita :)