quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Cromoterapia no dia-a-dia !


A luz e as cores são vibrações provenientes do Sol, sendo este a fonte natural de toda a energia luminosa. Já as cores são o resultado das variações da frequência das ondas da luz emitida pelo Sol. Cada cor tem o seu comprimento de onda específico, portanto cada comprimento de onda actua no nosso cérebro de forma diferente. De uma forma geral, podemos dizer que quanto mais curto for o comprimento de onda mais relaxante será o seu efeito, como é o caso do violeta. Por outro lado comprimentos de onda mais longos como o do vermelho resultam num efeito de maior excitação. Como é visível na figura as sete cores do arco íris são as seguintes: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Anil e Violeta. As três primeiras são as chamadas cores quentes, o verde é a cor do equilíbrio, e as últimas três são as cores frias.


Como podemos utilizar esta terapia na nossa vida, e em que casos o podemos fazer?

Anemia: respiração, ingestão de água e alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação a cor verde ou azul, por alguns minutos.

Ansiedade: Banhos de luz, azul e verde no corpo todo.

Asma: Respirar e ingerir água na cor laranja e t
er uma atitude mental positiva e optimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.

Azia: banhos de luz amarelo e verde, localizados.

Bronquite
:
Respirar a cor laranja e tomar sumo de limão e laranja. Aplicar a luz laranja no estômago e abdómen, por 10 a 15.

Cansaço: banhos de luz azul e verde no corpo todo.

Conju
ntivite:
banhos de luz azul e violeta.

Constipação: Respirar e tomar pequenas quantidades de água solarizada amarela. Aplicar luz amarela no estômago e abdómen.


Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.

Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos.

Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com água solarizada azul.

Falta de apetite:
banhos de luz laranja.

Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e ingestão de água solarizada azul.

Irritabilidade: Banhos de luz verde e azul, no corpo todo e água solarizada (3 copos por dia).

Queimaduras: Aplicar luz azul para aliviar a dor.

Rouquidão:
Tomar água solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer.


Para fazer água solarizada basta revestir um copo transparente com água, num papel celofane da cor pretendida. Desta forma, deixe-o exposto ao Sol durante a manhã e todo o comprimento de onda de luz que atravessa a água será da cor pretendida, e o líquido fica carregado com a energia correspondente a essa cor . O tempo de exposição varia conforme a intensidade do Sol.
Podemos ver este processo na imagem ao lado.



Podemos então aplicar a cromoterapia no nosso dia-a-dia, pois as cores encontram-se sempre presentes na nossa vida. Verificamos a veracidade desta afirmação tanto a nível da decoração da casa, como no vestuário, nos alimentos, nas plantas...


Neste caso, o quarto foi decorado com duas cores: o laranja e o branco. O branco, é a união de todas as cores, e por isso a combinação perfeita das frequências coloridas. Esta cor mantém o bom funcionamento do sistema nervoso e dos músculos visto que proporciona ao ser humano calma, leveza, paz.
O laranja é uma cor quente, e por isso estimulante aumentando o optimismo e o impulso sexual. Faz abrir a mente, e torna-a receptiva a novas ideias.
Portanto quem escolher este tipo de decoração pretende ter os dois efeitos.


Verdes. A cor verde traz um sentimento de renovação, proporciona a calma, faz baixar problemas emocionais, activa o crescimento das crianças, revitaliza os órgãos dos sistemas digestivo e urinário ...
Esta é a cor do equilíbrio, e daí a sua importância.



Fonte:

http://www.mulherportuguesa.com/esoterismo/cromoterapia/1502-cromoterapia-a-cura-das-cores

3 comentários:

  1. Vocês realmente surpreendem-me, pelo lado positivo. :)
    Recolhem informação útil, e ao mesmo tempo publicam essa mesma imfomação de uma forma clara, que toda a gente percebe.
    Continuem assim :DD

    Bom ano para todas e muitos beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Catarina :D
    Nós realmemte tentamos sempre meter aqui no blogue a informação clara e objectiva, para que toda a gente que o visita fique a perceber aquilo que queremos transmitir.
    Porque para informação massuda e muitas vezes sem interesse basta pesquisar na Internet e não seleccionar a informação importante .

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo incentivo, esperamos que também consigam realizar os vossos objectivos, visto que são interessantes!

    Parabéns pelo blogue, está 5*

    Beijinhos dos energéticos xD

    ResponderEliminar

As Doutoras sem Bata agradecem a tua visita :)