sábado, 8 de maio de 2010

Uma sessão de hipnoterapia

Na primeira sessão, o terapeuta recolhe informações sobre historial clínico do paciente, este tempo contribui para criar laços de confiança e segurança entre paciente e terapeuta– rapport que ajudam à indução do transe hipnótico.
Os objectivos terapêuticos são planeados e estabelecidos, depois de uma explicação sobre a hipnose. Alcança-se o estado de transe e para aprofunda-lo o terapeuta poderá fazer uma contagem descendente pedindo que, ao mesmo tempo, o paciente imagine que desce umas escadas. Vai sentir-se muito relaxado mas consciente do que se passa à sua volta.
Para sair do estado hipnótico, o que o paciente pode fazer a qualquer momento por si só, o terapeuta faz uma contagem ascendente.
O tempo dos tratamentos varia consoante o problema, o sintoma e as circunstâncias do indivíduo.
No decorrer da terapia, de uma forma geral, os pacientes aprendem a auto hipnose, um dos trabalhos de casa essenciais para o sucesso da mesma.
A primeira sessão dura cerca de duas horas e as seguintes entre uma hora a uma hora e meia. Ninguém pode ser hipnotizado contra a sua vontade porque o indivíduo hipnotizado mantém um total controlo sobre as sugestões que lhe são dadas.
O objectivo da hipnose clínica é o de recuperar o controlo que se perdeu sobre o problema ou o sintoma. Aproximadamente 85% da população respondem à hipnose de uma forma positiva e rápida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

As Doutoras sem Bata agradecem a tua visita :)